Tumor do trato Alto
Tumor do Trato Alto
O tumor do trato alto nada mais é do que os tumores da via excretora do rim (porção onde passa urina) e do ureter (canal que transporta a urina formada pelos rins para a bexiga). É uma doença incomum, diagnosticada de forma avançada em ⅔ dos casos, e também tem grande associação com o tabagismo. O pico de incidência ocorre a partir dos 70 anos de idade, e é 3 vezes mais comum em homens.
Quadro clínico
É muito semelhante aos tumores de bexiga porque também causam sangramento urinário indolor, porém quando é realizado a cistoscopia (introdução de uma câmera pela uretra para visualizar a bexiga), muitas vezes não é identificado lesão na bexiga, mas quando realiza a Tomografia ou o Ultrassom, identifica a lesão.
Tratamento
A Nefroureterectomia, ou seja, retirada do rim acometido, de todo o ureter, incluído o cuff vesical, mais a linfadenectomia retroperitoneal é o tratamento de eleição. Na maioria das vezes é factível realizar todo o procedimento de forma minimamente invasiva, tanto por videolaparoscopia, ou por robô.