Hipogonadismo
Hipogonadismo
O hipogonadismo é uma condição médica causada pelo mau funcionamento das gônadas de pacientes de ambos os sexos, afetando ovários e testículos, resultando em uma dificuldade de produção de determinados hormônios e, consequentemente, problemas de fertilidade.
O hipogonadismo pode afetar pacientes em qualquer idade, sendo que em pacientes que ainda não passaram pela puberdade, o hipogonadismo pode causar um atraso no desenvolvimento dos órgãos sexuais e até mesmo uma ausência completa de menstruação.
Causas
O hipogonadismo pode ser uma condição fisiológica do paciente, mas também pode surgir em pacientes que possuem diferentes doenças autoimunes, além de HIV, tumores no cérebro, síndrome de Kallmann ou síndrome de Turner.
Pacientes com perda de peso abrupta também podem sofrer de hipogonadismo, assim como pacientes do sexo feminino que são atletas.
Certos tratamentos médicos, como cirurgias na pelve ou mesmo radioterapia também podem desencadear o hipogonadismo. Deficiências nutricionais também podem causar o hipogonadismo.
Sintomas
Em pacientes de ambos os sexos, o hipogonadismo pode causar:
- falta de energia;
- perda de massa muscular;
- diminuição da libido;
- diminuição ou desaparecimento completo dos pelos corporais;
- problemas de fertilidade;
- ganho de gordura.
Além disso, nos homens, o hipogonadismo pode causar dificuldades de manter ou de ter ereções e diminuição da produção de esperma.
Nas mulheres, a paciente pode apresentar ausência da menstruação e ondas de calor.
Se a puberdade não se apresentar até os 16 anos, em pacientes do sexo masculino, e até os 14 anos, em pacientes do sexo feminino, deve-se estudar possíveis diagnósticos, como o hipogonadismo.
Tratamento
O tratamento do hipogonadismo é feito por meio da reposição hormonal com o uso de medicamentos que vão simular os hormônios que deveriam ser produzidos pelas gônadas.
PIELOPLASTIA
A pieloplastia é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento da estenose de JUP e consiste na retirada da área estreitada e reconstrução da JUP para restabelecer o fluxo urinário do paciente.
Em algumas situações, o ureter, canal que liga o rim até a bexiga, pode ser obstruído. A causa mais comum dessa obstrução congênita do ureter é a estenose de JUP, que é a junção ureteropélvica.
A estenose de JUP pode ocorrer tanto em crianças como adultos e ela ocasiona na dilatação do rim afetado e possível perda da função renal.
Em que casos é indicada a pieloplastia?
A cirurgia de pieloplastia é indicada quando a estenose da junção entre a pelve renal e o ureter estiver causando algumas das seguintes condições:
- Perda do funcionamento do rim;
- Dores, principalmente desencadeadas por ingestão de grande quantidade de líquidos;
- Infecções ou cálculos renais.
O procedimento é realizado de forma minimamente invasiva, por videolaparoscopia ou robótica, onde retira-se o seguimento do ureter afetado com a reconstrução após.