Câncer de Bexiga
Câncer de Bexiga
O câncer de bexiga é o décimo câncer mais comum no mundo, porém é o sétimo mais comum nos homens, e geralmente ocorre em torno dos 70 anos de idade.
Fatores de Risco
O tabagismo é o principal fator de risco, existindo uma relação direta com o tempo e número de cigarros consumidos por dia. Nos homens, 50 a 60% dos casos têm relação direta com o tabagismo, e nas mulheres, 20 a 30%.
Quadro Clínico
A queixa mais comum é o sangramento urinário (hematúria macroscópica) indolor. Também pode estar associado a infecções do trato urinário refratárias ao tratamento.
Diagnóstico
Diante do quadro de sangramento urinário, é obrigatório realizar a cistoscopia e exames de imagem. A cistoscopia consiste na passagem de uma câmera pela uretra (canal da urina) para visualizar a mucosa vesical, sendo essencial para confirmar a presença de lesão vesical.
Além disso, é fundamental realizar exames de imagem, como Ultrassonografia ou Tomografia Computadorizada, para descartar outras patologias que possam causar sangramento na urina.
Tratamento
Após a confirmação da lesão vesical pelos exames de imagem e cistoscopia, está indicada a realização da RTU de bexiga (Ressecção Transuretral de Bexiga). Esse procedimento é essencial para o diagnóstico histopatológico, estadiamento e tratamento da doença.